Pular para o conteúdo principal

ISQUEMIA ZERO EM NEFRECTOMIA PARCIAL LAPAROSCÓPICA

Realizamos , há 3 semanas , uma cirurgia de nefrectomia parcial laparoscópica , com isquemia zero. Antes de seccionarmos o rim para retirar o tumor , normalmente se clampeia ( obstrui o fluxo) da artéria e veia renal objetivando diminuir o sangramento . No entanto , se nao for feito em menos de 30 minutos , pode levar a lesao do parênquima renal.
Após mais de 30 casos realizados , optamos por realizar esse procedimento em um paciente que tinha um tumor de 1,6 cm , exofítico ( com boa parte  fora do rim).
O procedimento foi bem sucedido e o paciente teve alta em 3dias . Seu histopatológico revelou carcinoma de células claras ( câncer maligno ) , grau II de Furhman.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NEFRECTOMIA RADICAL LAPAROSCOPICA BILATERAL

Paciente, de 71 anos, procurou atendimento médico , em decorrência de dores sugestivas de cólica biliar. Fez exames de imagem , que além de diagnosticar colelítíase , diagnosticou 2 tumores , um em cada rim ( parenquimatoso mesorrenal , completamente endofítico, de 5 cm  a direita e de pélvis a esquerda). Já fez RTU de bexiga há 1 ano ( tumor superficial) TC de abdomem Cirurgia- Optamos por realizar inicialmente a nefroureterectomia lap a esquerda e de acordo com as condições clínicas do paciente , partiríamos para a nefrectomia radical contra-lateral , no mesmo tempo cirúrgico. Assim foi feito , a primeira cirurgia durou 2 h , com sangramento mínimo e a segunda , após reposicionarmos o paciente e recolocarmos campos e trocateres , durou 1 h e 45 min , com sangramento mínimo também. Foi ralizado , também a colecistectomia e correção de hérnia umbilical , totalizando 5 horas. as peças foram retiradas por incisão infraumbilical. As peças  Aspecto final das incisões O pa...

TRATAMENTO CIRURGICO DO CANCER DE PROSTATA COM ALGUNS FURINHOS

Antigamente usava-se o bordão " Grandes incisões , grandes cirurgiões", porem hoje em dia se sabe que com a laparoscopia obtemos melhores taxas de sucesso em relação a cirurgia aberta tais como: menor sangramento, retorno mais rápido as atividades habituais , melhor aspecto estético e o mais importante o não comprometimento do resultado oncológico em casos de câncer. Baseado nisto , começamos, em 2007, nossos casos de laparoscopia para tratar o câncer de próstata, no Hospital de Ipanema e hoje já estamos com mais de 110 casos tratados desta maneira. O nosso tempo cirúrgico , que era de 6 horas , em media, hoje esta próximo de 2h 50 minutos , com linfadenectomia( retirada de alguns gânglios) associada. VEJA O VIDEO FOTO mostrando a posição dos trocateres. FOTO mostrando o aspecto final das incisões. VÍDEO DE PROSTATECTOMIA RADICAL VIDEOLAPAROSCOPICA

CARTA DE AGRADECIMENTO

Muito reconfortante, quando te reconhecem pelo seu trabalho. Carta de agradecimento do Residente (R3)