Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2013

ANGIOMIOLIPOMA-NEFRECTOMIA PARCIAL LAPAROSCOPICA

Paciente de 52 anos, com dor lombar direita importante. Sua TC evidenciava massa renal ( mesorrenal)sugestiva de Angiomiolipoma. Foi indicada nefrectomia parcial Tempo de Isquemia- 28 min Tempo de cirurgia - 2 h e 15 min Tempo de Internação- 3 dias

CONGRESSO EM NATAL!!!!!!!

Apresentamos  , no Congresso Brasileiro de Urologia , que nesse ano se deu em Natal , a nossa casuística de Nefrectomia parcial laparoscópica , bem como video de nefrectomia para exclusao renal onde ultilizamos técnicas de single port para suturar lesão pleural.

AMIL NO CONSULTORIO

Com grande prazer informo aos meus amigos que, a partir de hoje, ja possuo Amil , Amil Planos e Lincs no consultorio da barra e do recreio( alem da unimed).

NEFRECTOMIA POLAR SUPERIOR LAP EM DUPLICIDADE PIELOCALICIAL

Paciente de 45 anos, vinha apresentando infecção urinária de repetição há alguns anos. Já foi submetida a ureterocelectomia direita e desde então suas infecções passaram a ficar mais frequentes , bem como suas dores lombares. Sua TC evidencia uma duplicidade pielocalicial total a direita , com exclusão do polo superior , confirmada pela cintigrafia. A cistoscopia mostra a ureterocele aberta. Foi realizada nefrectomia polar superior laparoscópica e ureterectomia ipsilateral , perfazendo 3 horas de procedimento e sangramento estimado de 600 ml( do vaso polar superior).  a seta superior mostra o ureter superior entrando ,por trás dos vasos hilares , no polo superior. A seta inferior mostra o ureter da unidade inferior. A peça é mostrada acima. Se alimentou no primeiro DPO e foi de alta no terceiro.

NEFRECTOMIA RETROPERITONEAL PARA DOENÇA CALCULOSA

PACIENTE HOMEM, DE 56 ANOS, COM COLOSTOMIA PREVIA DEFINITIVA ( HA 20 ANOS) , COM HISTÓRIA DE DOR LOMBAR ESQUERDA INTERMITENTE E INFECÇAO URINARIA DE REPETIÇAO. SUA TC MOSTRAVA UM RIM ATROFICO( COM 14% DE FUNÇAO NA CINTIGRAFIA)  COM VARIOS CALCULOS E GAS EM SEU INTERIOR( SETA MENOR) E COLOSTOMIA ( SETA MAIOR)  OPTAMOS PELA ABORDAGEM RETROPERITONEOSCOPICA , JA QUE O PACIENTE TINHA UMA INCISAO MEDIANA E UMA COLOSTOMIA NO MESMO LADO DO PROCEDIMENTO. O PROCEDIMENTO DUROU 3 HORAS,POIS TIVEMOS MUITA DIFICULDADE NA REALIZACAO DO ACESSO ( MUITA GORDURA NO SUBCUTANEO). O SANGRAMENTO FOI PEQUENO , POREM TIVEMOS QUE REPOR 2 CONCENTRADOS NO POS OP ( POIS O MESMO JA ENTROU COM HGB BAIXA). DEMOS ALTA NO QUARTO DPO. ASPECTO DA PEÇA

NEFRECTOMIA PARCIAL PARA TUMOR HILAR ( JUNTO A VEIA E ARTERIA RENAL)

 Paciente de 56 anos, com doença de Cronh, descobriu , por acaso , tumor de rim de 2,8 cm, a esquerda , bem no meio do órgao, bem próximo dos grandes vasos. Optamos por realizar nefrectomia parcial laparoscópica , em decorrência do tamanho do tumor e da possibilidade de 20 % deste nódulo ser benigno. O tempo de isquemia foi de 28 min( o tempo q o rim fica sem vascularizacao para retirada do tumor ) estando adequado( no maximo 30 min), ultilizamos pontos e cola biológica para estancar o sangramento. . Ficou internada por 5 dias ( problema social ) , evoluindo muito bem no pós op.

VIDEO ACEITO NO BRAZ JOURNAL

Foi com muito prazer que recebemos a notícia de que um vídeo nosso foi aceito no Brazilian Journal of Urology ( terceiro Jornal de Urologia mais lido em todo o mundo)

PRIMEIRA LAPAROSCOPIA UROLOGICA DO HOSPITAL DA UNIMED RIO

Realizamos ontem a primeira prostatectomia laparoscópica e consequentemente a primeira laparoscopia urológica do novo hospital da unimed Rio. O caso era de um paciente de 60 anos, com uso de ciproterona  ( iniciado por oncologista ) há 3 meses atrás e com histórico de RTU-P( há 5 anos). O procedimento durou 2 h e meia ( 800 ml de sangramento estimado) e graças a um video HD Striker 1288 , o procedimento correu liso. Muito bom o hospital , com a aparelhagem vindo toda de estativa ( do alto) sem fios a mostra, nao deixando nada a dever aos grandes de sao paulo.

ESTAMOS NO FACEBOOK

Agora através de uma página na maior rede social do planeta( Facebook) , podemos divulgar nosso trabalho com maior abrangência. O nome é " Centro de Medicina Urológica Avançada (CEMURA" Curtam se puderem!!!!!

NEFRECTOMIA RETROPERITONEAL EM PACIENTE OBESA

Realizamos , no dia 05/03, uma nefrectomia retroperitoneal numa paciente de 1,45 metro e 80 kg. Optamos por essa via pelo grande paniculo adiposo abdominal. Tempo cir - 2 h e 15 m sang-100 ml Dificuldades- 1-chegar a gordura retrop ( para a nossa surpresa havia grande paniculo adiposo neste local , o que impedia de palpar a decima seg costela) 2- Liberaçao do polo sup- espaço exíguo dieta liquida na noite do procedimento. Alta- segundo DPO O trocater da camera foi colocado numa incisao sobre a costela e os outros 3 triangulando para o rim.

CARTA DE AGRADECIMENTO

Muito reconfortante, quando te reconhecem pelo seu trabalho. Carta de agradecimento do Residente (R3)

METASTASECTOMIA LAPAROSCOPICA( TUMOR RENAL)

PACIENTE DE 56 ANOS , COM HISTORICO DE TER SIDO SUBMETIDA A NEFRECTOMIA RADICAL ESQUERDA ABERTA( Carcinoma renal de cels claras ,  grau III de Furman, degeneração sarcomatóide e margens livres) , HA 2 ANOS E NO SEU CONTROLE RADIOLOGICO APRESENTOU O SEGUINTE EXAME DE IMAGEM. A PACIENTE NAO POSSUIA OUTROS SITIOS DE METASTASE E TINHA QUADRO CLINICO FAVORAVEL. FOI SUBMETIDA A EXERESE LAPAROSCOPICA DA TUMORAÇAO 110 MIN DE CIRURGIA, 200 ML DE SANGRAMENTO  ASPECTO FINAL DAS INCISOES